AULA MAGNA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFRR

AULA MAGNA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFRR


No dia 20 de julho de 2021, às 18h30min o Conselho Regional de Administração de Roraima – CRA-RR, organizou junto com a Universidade Federal de Roraima – UFRR o evento Aula Magna do curso de Administração com o tema “Felicidade no Trabalho, e em outros espaços de vida” ministrado pelo professor Dr. Narbal Silva.
Assim, o Presidente do CAR-RR, Adm. Saturnino Moraes Ferreira mencionou a importância que o tema trás a sociedade, complementando a fala “O trabalho torna-se verdadeiramente satisfatório na medida que o trabalhador é proporcionado condições  que viabilizam o desenvolvimento da autoestima, de crescimento profissional dentro da instituição, qualidade de vida, bem-estar e por fim, consequentemente a felicidade. Do contrário, será somente no sentido do tempo despendido, deixando de cumprir funções psicologicamente relevantes e de construção de sentimentos positivos e equilibrado entre trabalho e demais espaços de vida.

Proferi uma aula magna junto ao CRA-RR e o Curso de Administração da Universidade Federal de Roraima (UFRR) – a respeito de Felicidade no trabalho e outros espaços de vida, é um conceito muito importante na atualidade e sobretudo em momentos difíceis.

A Felicidade no trabalho é fundamental para a construção de organizações saudáveis que significa equilibrar, enfrentar o desafio por parte dos gestores, por parte dos outros trabalhadores, por parte da área de gestão de pessoas, no sentido de transformar o estado psicológico de Felicidade em políticas e práticas organizacionais.

O que seria a Felicidade no trabalho? um estado psicológico recorrente preponderantemente positivo e constituído de emoções de pensamentos e de sentimentos onde prevalece a positividade, são construídos socialmente por meio das relações que as pessoas estabelecem dentro do ambiente de trabalho.

Esse estado psicológico é constituído por 3 dimensões:

– Uma dimensão material de existência que são todas as condições subjetivas do ambiente de trabalho as condições;

– A dimensão psicossocial que fala das relações que as pessoas estabelecem no trabalho os gestores dos gestores com gestores trabalhadores com trabalhadores e que significa a seguinte pessoa em relação é sempre as suas psiques o que é aquilo que cada um é, as características de cada ser humano. com as suas personalidades com os seus aspectos que são muito peculiares e sempre em relação com as outras pessoas o relacionamento humano e a qualidade e a saúde desse relacionamento no ambiente de trabalho é muito importante;

– E por fim a terceira dimensão desse estado psicológico chamado de Felicidade é a dimensão transcendental que a dimensão do sentido do preparo do propósito esse pensar aquilo que a gente deseja ser de prospectar o futuro de construir caminhos para esse futuro que a gente deseja como pessoa como profissional o sentido é a consciência do sentido da vida do sentido e do propósito e da missão da organização onde eu me encontro se esse propósito rato com aquilo que eu penso e desejo para mim como pessoa e como profissional.

Enfim todos esses aspectos 5 se encontram relacionados e a Felicidade no trabalho ela está relacionada a outros espaços de vida porque nós não somos uma coisa no trabalho e outra fora do trabalho nós somos uma coisa só. E tudo que é mas nós jogos levar para as outras instâncias de vida que instâncias são essas família relacionamento com amigos a nossa vida e comunidade e também da comunidade para o trabalho por isso que isso é fluído e quando a gente pensa felicidade é a partir do trabalho a partir da onde a gente faz o nosso trabalho a gente deve pensar para a sociedade como um todo está, por fim é importante desenvolver para a construção desse estado para a construção de organizações saudáveis gestores imbuídos de uma liderança autêntica e positiva transparentes abertos ao diálogo sempre dispostos a apoiar e a ajudar e que se de que tenham praticado e intensificado seu autoconhecimento, que se conheçam e também que exercitem de estudos que possam exercitar humildade. o que é que significa isso? eles não sabem tudo precisam de ajuda de apoio e também nos outros trabalhadores o desenvolvimento das suas qualidades psicológicas positivas que significa o quê desenvolver por meio de treinamento porque todas essas qualidades podem ser aprendidas e praticadas a sua alta eficácia que significa as pessoas passarem a acreditar mais o seu otimismo melhorar a capacidade das pessoas olhar para o que elas têm para as coisas boas da vida a sua capacidade de esperança que significa projetar o futuro e construir caminhos que possam efetivamente levarem elas até lá, e também melhorar a capacidade das pessoas de enfrentarem os problemas humanos, os problemas os problemas pessoais, e os problemas de trabalho de um modo positivo que significa tornar as pessoas mais resili entes desse modo nós estaríamos dando um passo enorme para a construção de organizações saudáveis que significa equilibrar a vida o bem-estar e a Felicidade com rentabilidade de retorno.

Prof. Narbal Silva – Aula Magna de Administração Da Universidade Federal de Roraima