Garantir que os profissionais da Administração atuem com qualificação técnica, respaldo ético e dentro da legalidade é o principal objetivo do registro profissional. Mais do que uma exigência legal, trata-se de uma ferramenta de legitimidade e valorização para quem atua na área, contribuindo diretamente para a qualidade dos serviços prestados à sociedade e para o fortalecimento da categoria em Roraima.
O Conselho Regional de Administração de Roraima (CRA-RR) reforça que o registro profissional é obrigatório para bacharéis, tecnólogos em áreas da Administração e técnicos de nível médio em Administração, conforme previsto na Lei nº 4.769/65 e regulamentações do Conselho Federal de Administração (CFA).
Além disso, de acordo com a Resolução Normativa n° 649/2024, também é obrigatório o registro a mestres e doutores cujos programas sejam diretamente relacionados à Administração.
Segundo o Adm. Antônio Pinheiro, fiscal do CRA-RR, o registro também atua como mecanismo de proteção ao mercado de trabalho, ao assegurar que apenas profissionais devidamente habilitados exerçam atividades privativas da Administração.
“A fiscalização é fundamental no âmbito do Conselho, pois, por meio dela conseguimos preservar os cargos privativos da Administração, garantindo que sejam admitidos os profissionais realmente capacitados e devidamente habilitados (…)”, destaca o fiscal.
Além da função fiscalizadora, o registro profissional também funciona como elo entre o profissional e o Conselho, permitindo uma atuação mais estratégica na defesa e no fortalecimento da profissão.
Para mais informações sobre como obter o registro, regularizar sua situação ou esclarecer dúvidas sobre o exercício profissional, entre em contato com o CRA-RR pelo WhatsApp Institucional ou acesse o site oficial do CRA-RR.
Liah Lamazon
Estagiária de jornalismo
Sob supervisão da Adm. Renata Costa Albuquerque